Rede Wi-Fi ou cabeada?

Sem nenhuma dúvida, a qualidade da conexão com a internet é um dos principais requisitos para qualquer empresa. Afinal, ter uma conexão ruim pode travar o dia a dia empresarial, trazendo lentidão para os processos internos e insatisfação para colaboradores e clientes.

Por isso, a melhor maneira para ter uma internet corporativa que corresponda às necessidades da empresa é por meio do planejamento. O primeiro passo é dimensionar o tamanho da empresa e definir se a rede cabeada ou wi-fi (wireless) corresponde melhor aos interesses do negócio.

 

O que é conexão cabeada?

A conexão cabeada consiste na rede formada para dar acesso à internet aos computadores por meio dos cabos Ethernet (UTP). Isso significa que existe a necessidade da presença física para a conexão ser estabelecida, ou seja, um cabo para ligar o servidor ao computador.

 

Qual a melhor conexão: cabo ou Wi-fi?

A rede cabeada até pouco tempo era a mais tradicional nas empresas. Com a explosão do número de dispositivos móveis (smartphones, tablets e notebooks), essa tendência vem se modificando.

Ainda que a tecnologia tenha avançado, igualando a qualidade na oferta de internet nos diferentes tipos de conexão, existem algumas diferenças entre ter uma rede cabeada e wi-fi.

A rede cabeada por ter um cabo ligado diretamente ao servidor apresenta menor nível de interferência na conexão e consegue entregar maior velocidade, o que pode representar uma vantagem para setores que necessitam de maior estabilidade para utilizar um sistema e até mesmo fazer ligações telefônicas pela internet, situações típicas de áreas comerciais.

Também é uma rede menos passível de ataques, porque para acessar a rede é preciso estar conectado pelo cabo, o que permite maior controle de acesso. No entanto, o modelo limita a movimentação no ambiente e requer grande planejamento de onde ficará cada ponto de acesso.

Já a rede sem fio, wi-fi, permite múltiplas conexões, inclusive podendo ser oferecida para clientes, com segurança e identificação.

Em comparação com a rede cabeada, o sinal wi-fi pode sofrer com interferências de outros equipamentos ou barreiras físicas (móveis, paredes), situação que pode influenciar na velocidade e estabilidade. Além disso, a rede wireless usualmente é mais passível de tentativas de invasão, sendo que um dispositivo externo pode tentar quebrar a senha da rede.

Por outro lado, essas situações podem ser resolvidas facilmente, com uma rede wi-fi planejada sem pontos de falha, oferecendo cobertura e sinal forte em todas as dependências da empresa, como também é possível adicionar outras camadas de segurança para rede wi-fi, como o firewall (barreira de filtragem do tráfego da rede) e proteção digital endpoint.

É importante salientar que um modelo não exclui o outro dentro de uma empresa, pois é comum ter rede cabeada e wi-fi, combinando o melhor planejamento para a eficiência corporativa.

 

Quais as vantagens de uma rede sem fio?

A rede wi-fi tem como grande vantagem a liberdade de se movimentar pela empresa sempre conectado. Isso somado aos outros benefícios mencionados acima garante que a sua empresa tenha a internet necessária para aumentar os negócios e melhorar o nível de satisfação de todos envolvidos na sua operação. 

Conheça os planos de internet corporativa da Master e mantenha a sua empresa sempre conectada.