A qualidade do Wi-Fi é um ponto muito importante para o dia a dia das empresas. Quedas constantes, sinal fraco ou baixa velocidade podem interferir diretamente na produtividade e no contato com os clientes.

Para ter uma internet estável, para funcionários e consumidores, a configuração de uma rede Mesh é uma solução indicada e que vem ganhando o gosto do mercado. Antes de explicar como funciona a rede Mesh, é bom relembrarmos alguns elementos sobre o Wi-Fi.

 

Como funciona o Wi-Fi?

Ao contratar um plano de internet, a conexão chega até a empresa por fibra óptica ou cabo. Ao conectar o modem, o mesmo recebe sinal de internet dando acesso aos demais aparelhos conectados à rede.

Mas como ter acesso sem fio a esse sinal para não precisar ficar preso junto ao modem? A forma de fazer isso é pela configuração de uma rede wi-fi.

Para isso, instala-se um roteador ao modem que irá distribuir um sinal em ondas eletromagnéticas que podem ser captadas por diversos equipamentos que se conectam à internet, como smartphones, notebooks e computadores, SmarTvs, entre outros.

Alguns modems funcionam como roteadores, mas é importante lembrar que para o pleno funcionamento da rede é importante saber o alcance da rede, se atinge todos os ambientes necessários e se a velocidade do plano contratado está adequada ao número de equipamentos conectados.

Tudo isso é preciso ser levado em consideração na hora de configurar os aparelhos para ter uma boa qualidade Wi-Fi.

 

O que é rede Mesh?

Já a rede Mesh (malha em inglês) é uma tecnologia que cria uma rede de conexão no espaço entre dois equipamentos para fornecer sempre um sinal forte, mesmo em locais muito grandes e distantes do roteador. Portanto, é uma solução que melhora a forma como o Wi-Fi é distribuído.

A tecnologia já faz parte de alguns modelos de roteadores, ou pode ser conectada a um roteador tradicional, sendo que a quantidade de módulos que formam a rede Mesh são expansíveis conforme a necessidade. 

A comunicação entre os módulos que formam a malha Wi-Fi permite que todas as áreas de uma localidade tenham o mesmo alcance de sinal.

Diferente dos repetidores que captam o sinal do roteador para distribuir em áreas mais distantes, o Mesh não tem perda de velocidade e os equipamentos se conectam automaticamente à frequência do módulo mais adequada para cada ambiente (5 GHz ou 2,4 GHz). Isso porque o Mesh tem uma inteligência que consegue acompanhar mudanças de posicionamento, o que é ideal para dispositivos móveis.

Ter uma rede que tenha o mesmo alcance de sinal em todos os ambientes é muito importante para a organização e eficiência de uma empresa. Uma forma de ter uma rede planejada, sem pontos de falha, é com Wi-Fi Plus da Master Internet

Com mais velocidade e alcance, a rede da Master oferece duas frequências 5Ghz e 2.4 Ghz e a possibilidade de um hotspot, onde você conhece o perfil dos seus clientes e garante a segurança da conexão.