A conexão com a internet funciona através de um protocolo de comunicação, conhecido por IP (Internet Protocol). Cada aparelho que se conecta à rede também tem um código IP próprio, mas para a conexão com a internet existe o IP do roteador fornecido pelo provedor.
Este IP pode ser fixo ou dinâmico, como vamos explicar a seguir, e isso traz muitas diferenças.
O que é e como funciona o IP fixo?
O IP fixo é um protocolo, como o nome já diz, fixo, ou seja, ele não muda nunca. Isso significa maior controle para gerenciar o tráfego na sua rede e permite controlar remotamente todos os dispositivos conectados em um servidor próprio, como computadores, controles e câmeras.
Também é possível criar redes privadas (VPNs) para proteger o IP e ter ainda mais estabilidade de conexão.
A utilização IP fixo internet empresarial é mais comum, uma vez que os provedores já disponibilizam planos corporativos com essa solução.
Por ser voltado para empresas, atendem uma necessidade de velocidade muito maior, assim os valores praticados são inviáveis para as redes domésticas.
Vantagens e desvantagens do IP dinâmico
Já o IP dinâmico é o protocolo tradicional oferecido pelos provedores que pode ser alterado a cada conexão com a internet. Para as redes domésticas esse modelo é ideal, pois não requer configurações complicadas, assim como equipamentos mais potentes que poderiam encarecer os planos de internet para o consumidor.
A principal vantagem do IP dinâmico consiste na dificuldade que hackers têm em descobrir uma conexão pontual uma vez que ela se alterna sempre.
Por outro lado, o IP dinâmico não é recomendado para quem utiliza servidores internos ou pensa em ter redes particulares como as VPNs, pois o fato do IP se modificar sempre dificulta o acesso às redes, por isso as empresas que trabalham com sistemas e grande volumes de dados optam por IPs fixos.
Vantagens e desvantagens do IP fixo
Como já vimos, o IP fixo apresenta como vantagens a possibilidade de ter o próprio servidor, assim se pode hospedar sites e ter sistemas gerenciais de gestão empresarial (ERPs) e softwares de relacionamento comercial (CRMs), funcionando com muito mais rapidez, pois tem pacotes de velocidade maiores e a garantia de entrega de banda.
Isso significa maior estabilidade de conexão, mesmo com alto número de acessos simultâneos. No entanto, por ser sempre o mesmo protocolo IP, a rede pode se tornar um alvo mais fácil para ataques. Essa pode ser uma desvantagem, mas que pode ser contornada com a criação de uma VPN que esconde esse IP e cria uma nova camada de proteção criptografada.
Dessa maneira, a recomendação é: para a sua empresa contrate planos que ofereçam IP Fixo, já para a sua casa fique com o IP dinâmico, pois este tem os valores e a segurança ideal para as rotinas do dia a dia.
Conheça as soluções IP fixo da Master Internet e tenha um IP Dedicado que oferece internet rápida, segura e com alta disponibilidade para empresas.