A chegada da fibra óptica no mercado trouxe significativa mudança nos planos de internet. Agora as empresas e consumidores no geral podem ter altas velocidades com preços atrativos, e o melhor: com um sinal extremamente estável.
Não à toa a fibra óptica tem se espalhado rapidamente, melhorando o custo-benefício para as empresas com internet rápida e confiável.
Porque temos que migrar para a fibra ótica?
A internet banda larga foi responsável por uma verdadeira revolução, democratizando o acesso à internet. Para isso, a estrutura utilizada para levar a internet banda larga até as casas e empresas, desde pequenos comércios até grandes negócios, foi a da rede de telefonia (via ADSL) e de TV à cabo.
No entanto, essa rede formada é totalmente baseada na utilização de fiação de cobre, os conhecidos cabos coaxiais. Apesar desse cabeamento ser amplamente utilizado e ter a sua importância até os dias de hoje, o futuro aponta para outra direção: para a fibra óptica.
Os principais provedores de internet do país já tem como principal oferta de conexão a fibra óptica pelas inúmeras vantagens que oferece para os consumidores, principalmente para as empresas.
Diferente dos fios de cobre que oxidam e apresentam maior desgaste com a variação térmica, a fibra óptica é composta por um núcleo de vidro ultrafino (por onde os dados passam) revestido por camadas de vidro ou plástico flexíveis para oferecer maior resistência e conservação.
Essa composição da fibra também é responsável por uma menor interferência externa em comparação com o fio comum de cobre que é suscetível à interferência eletromagnética por funcionar com eletricidade.
Além disso, a força do sinal é constante na fibra por até 40 quilômetros, já no cabo coaxial a força do sinal começa a se perder a partir de 100 metros.
Outro ponto a ser destacado se refere à segurança. A fibra óptica tem os dados que circulam nela muito mais seguros pela natureza da transmissão de dados baseada em pulsos de luz que não “vazam” do núcleo da fibra. Já os dados transmitidos de forma elétrica pelo cobre podem ser interceptados pelo sinal eletromagnético que criam.
Em vista desses benefícios, podemos concluir que a fibra óptica apresenta melhores resultados em comparação com a internet banda larga por cabo coaxial, pois:
- A fibra óptica tem maior resistência;
- Não sofre interferência eletromagnética;
- É estável mesmo em longas distâncias;
- Ocupa menor estrutura física, pois o diâmetro da fibra é menor do que o cabo de cobre;
- Apresenta mais segurança no transporte de dados;
- Transporta mais informações e de forma mais rápida.
Qual velocidade consigo alcançar com a fibra ótica?
Aqui mora um dos maiores diferenciais da fibra óptica. A transmissão de dados na fibra é feita por pulsos de luz, o que fornece uma velocidade muito superior à internet por cabo.
A velocidade média oferecida pela fibra óptica no país fica entre 50 e 100 Mbps, sendo que pode chegar até 10 Gb/s em situações ideais.
Para ter acesso aos benefícios e à velocidade da internet por fibra óptica, conte com os planos da Master para empresas, que podem ter soluções especiais personalizadas de acordo com a necessidade do negócio.
Fale com um consultor e conheça o plano com fibra óptica ideal para a sua empresa.