Proteção de dados corporativos e infraestrutura de TI

Proteção de Dados Corporativos

Compartihe esse post

Com o aumento dos ataques cibernéticos e a exigência de implementação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – cada vez mais torna-se fundamental estar atento à proteção de dados corporativos.

Continue lendo este artigo e descubra como e qual a importância de manter as informações da sua empresa sob medidas de segurança.

 

O que é proteção de dados?

A proteção de dados corporativos é tudo aquilo que implementa medidas e padrões de segurança das informações de pessoas físicas e jurídicas e da propriedade intelectual dentro de uma empresa através de ferramentas.

Essas ferramentas podem incluir, técnicas, estruturas de TI e políticas, como LGPD, que garantem confidencialidade de dados corporativos, gerenciando e monitorando a segurança dos repositórios de dados da organização.

A proteção pode incluir alguns dos princípios fundamentais, sendo eles: autenticidade, confidencialidade, conformidade, disponibilidade, integridade e irretratabilidade.

 

Por que devo proteger meus dados?

Os crimes cibernéticos estão cada vez mais evoluídos, sofisticados e discretos. Além disso, os criminosos estão sempre acompanhando os softwares utilizados pelas empresas a fim de encontrar alternativas ou vulnerabilidade que possam se tornar oportunidades para atacar os dados corporativos.

A proteção de dados corporativos evita despender dinheiro, uma vez que o vazamento de informações e, consequentemente, os reparos nos sistemas invadidos podem custar caro, sendo um valor muito maior do que o necessário para investir em sistemas de segurança.

O acesso aos dados de colaboradores e clientes, sobretudo quando trabalhado com captação de dados sensíveis, também pode gerar multas e prejudicar não só o futuro da empresa como também a sua imagem.

 

Como proteger meus dados corporativos?

O primeiro passo para aumentar a segurança da sua empresa é reconhecer a necessidade da proteção e conscientizar os colaboradores, assim é possível alocar equipes de infraestrutura de TI para encontrar possíveis oportunidades de acesso ao seu sistema por hackers e criar backups dos dados. Você pode descobrir se sua empresa está vulnerável em nosso artigo como saber se minha empresa esta vulnerável a ataques pela internet.

Criar políticas e barreiras de permissão de acessos aos sistemas, de preferência originais e atualizados, aumenta o controle do fluxo de pessoas tendo contato com os dados. Utilizar senhas, regras e níveis de proteção também são opções para colocar em prática. 

Grande parte dos malwares que invadem o ambiente corporativo se situam na internet através de links aparentemente inofensivos. Para isso, outra medida protetiva interessante é controlar os acessos web e limitar apenas às necessidades da empresa.

Por último, porém não menos importante: é imprescindível investir em uma solução de segurança, como antivírus, possibilitando reduzir ciberataques significativamente e, por consequência, o vazamento de dados.

Pensando nisso, a Master oferece uma solução especial para proteger dados corporativos. Você pode conferir detalhes sobre clicando aqui!

Para mais informações sobre proteção de dados e o mundo tecnológico, acesse nossa matéria sobre como proteger a rede na minha empresa sem perder velocidade ou acompanhe o blog da Master.

Gostaria de um contato personalizado?