A padronização da infraestrutura de rede, os pontos de presença e a tecnologia utilizada são aspectos primordiais para uma conexão premium.

A infraestrutura de rede do seu provedor de internet tem tudo a ver com o desempenho da sua conexão. São várias etapas a serem cumpridas, desde o servidor central até o roteador da sua casa.

Pablo Vianna, Coordenador de Implantação aqui da Master Internet, destaca que uma conexão estável, segura e de qualidade está totalmente ligada aos parâmetros e padrões de construção de rede, que devem ser seguidos nos mínimos detalhes; com planejamento, acompanhamento e certificação da rede.

Abaixo, você encontra alguns pontos que merecem destaque sobre a qualidade da infraestrutura de uma operadora de internet.

 

Pontos de presença

Ter uma rede espalhada por todo o território é importante, porém mais importante ainda é que a provedora também esteja presente nos centros urbanos em que atende. Aqui na Master Internet, buscamos um padrão de infraestrutura visando o condicionamento de uma conexão estável e segura. Isso é possível por meio dos Pontos de Presença, ou POP’S, que incrementam a capacidade da distribuição de conteúdo e acesso à rede.

 

Infraestrutura padronizada

Para garantir seu funcionamento integral, os POP’S precisam ter uma infraestrutura padronizada.

Nessa infraestrutura, se deve ter:

– Câmeras de monitoramento

– Refrigeração ininterrupta

– Estabilizador de carga elétrica

– Fonte alternativa em caso de falta de energia.

 

Padrão de construção de rede

Além dos POP’S, a rede construída também deve ter um padrão em sua estrutura. Isso permite que o serviço de internet seja devidamente equivalente em todas as regiões de atuação da empresa.

Aqui na Master Internet, todas as redes de fibra óptica obedecem um padrão, que facilita a manutenção e garante uma excelente qualidade de conexão. Esse sistema também facilita revisões corretivas e preventivas, garantindo uma internet sempre estável.

Eduardo Prado, especialista em produtos da Master, enfatiza a importância desse padrão de rede: “Com esse padrão de construção, é possível identificar rapidamente uma possível falha e restabelecer o circuito em tempo ágil, melhorando a experiência do cliente”.

No segundo semestre de 2020, várias cidades mineiras foram contempladas com cerca de 250 mil metros de fibra óptica, incluindo as regiões de Divinópolis, Itaúna, Lavras e Unaí. Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, ganhou mais de 20 mil metros de fibra óptica em sua primeira estruturação.

Nós ainda contamos com 250 Pontos de Presença (POP’S) localizados em mais de 60 cidades, para seguir a padronização da estrutura de rede.

 

Avanço da tecnologia

Todo negócio deve se manter atualizado e, numa empresa de internet, isso é ainda mais importante. Um provedor de internet deve sempre estar em dia com as novidades do ramo para fornecer aos seus clientes a melhor tecnologia possível.